Associação de Pescadores de Jacaraípe - ASPEJ

Conjuntura socioambiental do país

Seminário de Preparação COP 30


Seminário de Preparação para a COP 30 em Santarém-PA


Entre os dias 24 a 26 de julho, militantes do MPP de 12 estados do país participaram do Seminário de Preparação para a COP 30.


Clique na tela para iniciar o vídeo


Nego da Pesca esteve presente no Seminário que contou com a presença de professores da UFPA, CPP, entidades de defesa do clima e representantes do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Articulado pelo Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP) do Brasil, o evento dialoga sobre a conjuntura socioambiental do país, a crise climática e seus efeitos nos territórios pesqueiros, bem como as falsas soluções, como o mercado de carbono e a transição energética injusta. Antes da abertura do seminário, a juventude que compõem o MPP participou de uma formação sobre reconhecimento de seus direitos.


O seminário finalizado no sábado (26) encerrou com um ato pela Orla de Santarém, que percorreu a Avenida Tapajós da Praça Tiradentes até a Praça do Pescador, com uma mensagem: "sem justiça ambiental para as e os pescadores artesanais não há justiça climática!"


Em 2025, a 30ª edição da COP do Clima será realizada pela primeira vez no Brasil em Belém do Pará, na Amazônia brasileira. O encontro simboliza um marco importante ao marcar os dez anos do Acordo de Paris, além de celebrar os 33 anos da ECO 92, que também ocorreu no país e estabeleceu a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.


Espera-se que a COP 30 promova uma ampla participação da sociedade civil, incentivando a justiça climática e valorizando os saberes e soluções dos povos indígenas, comunidades quilombolas, comunidade pesqueira e grupos tradicionais e periféricos, que estão entre os mais impactados pelos efeitos da crise climática. A realização desta Conferência na Amazônia projeta esse bioma como fundamental para o equilíbrio ambiental do planeta e destaca a importância de proteger os ecossistemas globais como uma das formas de frear a crise climática.


Confira fotos do evento:



No rio e No mar - Pescadores na Luta!
Nos açudes e barragens - Pescando Liberdade!
Hidronegócio - Resistir!
Cerca nas águas - Derrubar!